Marketing Digital e Vendas – Uma combinação de Sucesso!

marketing-digital-e-vendas

Já é costume do publico acessar a internet e realizar uma pesquisa antes de finalizar a compra de um produto ou contratação de um serviço.
Para atender a esta demanda gigantesca de buscas, comparações, pesquisas, avaliações e diversos outros recursos que a internet nos oferece, cada dia mais as empresas investem no marketing digital como seu principal aliado nas vendas.

Através do marketing digital é possível não só aumentar suas como também fazer com que sua marca ou empresa sejam conhecidas e aclamadas por um publico alvo que até então não estava em seu plano e assim conseguir promotores digitais para o seu negócio.

Quando falamos em marketing digital, tanto para sites institucionais quanto para lojas virtuais, a primeira questão que surge é:

Quais ações ou estratégias a equipe de marketing irá adotar para aumentar minhas vendas ou meu numero leads?

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas, porem cada uma delas irá gerar um determinado resultado em um determinado período, por este motivo estudamos o caso de nossos clientes, analisamos as possibilidades e apresentamos um plano de marketing digital que condiz com as metas e objetivos do cliente.

Iremos apresentar algumas das principais estratégias de marketing digital utilizadas atualmente e como funcionam, lembrando que os resultados dependem diretamente do seu empenho e dedicação ao projeto.

Por que investir em marketing digital?

Um dos temas mais falados no momento é a crise econômica que o pais vem enfrentando e como a redução de custos ou reorganização de gastos pode salvar empresas.
Porem o que ocorre após estes argumentos é, na maioria das vezes, a redução do orçamento de marketing e suas campanhas, quando na realidade o marketing digital possui um valor extremamente reduzido se comparado ao marketing tradicional alem de ser totalmente mensuráveis os seus resultados.

Ao dar inicio a uma estratégia de marketing digital, sua empresa terá acesso a diversos dados que podem fazer toda a diferença nos resultados de sua equipe de vendas, como por exemplo definir o comportamento e aceitação de um produto através das reações esboçadas pelos usuários de redes sociais ou avaliar com precisão se o Retorno sobre Investimento (ROI) está de acordo com as expectativas de sua empresa.

Como o marketing digital pode ajudar?

Conforme foi descrito anteriormente, o marketing digital possui diversas estratégias que podem ajuda-lo a alavancar suas vendas, porem devemos sempre avaliar quais os objetivos da empresa, qual a expectativa e prazo de retorno além de verificarmos se o orçamento disponível condiz com os custos do projeto.

O Funil de Vendas

O funil de vendas)é um modelo que busca exemplificar cada uma das etapas envolvidas na realização de uma compra, desde o momento de descoberta, até o momento do fechamento da compra ou contratação do serviço.
Este modelo é dividido em três Etapas:

  • Topo do funil

É a parte mais ampla do funil, a qual representa o momento de apresentar produtos, serviços e soluções atrativas para seu usuário fim de que ele passe de apenas um visitante para um possível consumidor da sua empresa.
Nesta etapa é fundamental produzir conteúdo relevante para os seus visitantes afim de lhes oferecer algo de valor e obter sua confiança, e fazer com que ele se cadastre em sua base.

  • Meio do funil

A Segunda camada do funil é o momento onde o cliente definiu uma necessidade ou problema e esta em busca de sua solução.
Esta é a etapa em que o cliente possui o desejo de realizar a compra de um produto ou contratação de um serviço, e para que ele possa ter uma maior certeza, o seu possível consumidor esta realizando diversas pesquisas sobre o assunto decidindo se irá realizar ou não esta ação.

A partir do momento que ele decidir realizar a aquisição do produto, serviço ou solução, o possível consumidor será encaminhado para o gargalo do funil.

  • Gargalo do funil

Nesta etapa o cliente irá conhecer, comparar e avaliar os produtos e serviços que ele deseja, ou seja, o ideal é que sua empresa apresente todos os benefícios e vantagens que possui para que o cliente se decida em realizar a compra com sua equipe.

Na última parte, o cliente avalia o produto ou o serviço. Ele compara com outras empresas e escolhe a que mais o agrada, e finaliza o processo realizando a compra.

A Partir do momento que sua equipe consegue identificar em que etapa do funil de vendas se encontram seus leads, a taxa de sucesso nas vendas aumenta drasticamente pois o cliente irá sempre estar recebendo aquilo que está buscando, e assim encaminha-lo diretamente para o fechamento com a sua equipe.

Search Engine Optimization

O SEO é um conjunto de técnicas de otimização do site e do conteúdo para usuário que tem como principal objetivo é posicionar o seu site ou loja virtual nos primeiros resultados de pesquisas do Google, Bing e demais buscadores.
Ao se localizar nas primeiras posições orgânicas (abaixo dos links patrocinados) você estará recebendo um tráfego maior e assim aumentando o numero de visitantes que entram em seu funil de vendas.

Para entender um pouco mais sobre técnicas de SEO, clique aqui e acesse nossa área de search engine optimization.

Presença nas Mídias sociais

Se o objetivo e sua empresa é aumentar o relacionamento e comunicação com seus usuários, as redes sociais são um ótimo canal para apresentação e avaliação de novos produtos e serviços.
Através das redes sociais é possível definir o perfil de seus consumidores, comunicar-se com eles, entender suas necessidades e apresentar soluções relevantes para os seus problemas.
O ponto chave de uma estratégia em mídias sociais é a definição de Buyer personas e a partir delas definir a frequência de postagens, a forma de comunicação, a maneira como o conteúdo será entregue e quais aspectos devem ser monitorados.

Se você possui duvidas sobre o que são buyer personas e como cria-las, clique aqui.

E-mail marketing

O E-mail marketing é um dos maiores aliados que um empreendedor digital pode ter, pois é através dele que você encaminha seus leads através do funil de vendas e reativa clientes que não realizaram mais compras em seu site ou leads que deixaram de consumir seu conteúdo.
Através do E-mail marketing é possível traçar o consumo de conteúdo de seus visitantes e definir qual estratégia será adotada por sua equipe de vendas no momento da abordagem.
Lembre-se de construir sua base de e-mails com conteúdo atrativo e segmentado por publico para facilitar seus disparos a amplificar os resultados.

Marketing de Conteúdo

Um ponto que é comum em todas essas estratégias que apresentamos é o marketing de conteúdo, pois ele é a base de funcionamento para todas elas.
Investir em conteúdo relevante para seus usuários favorece sua empresa em todas as estratégias de marketing, desde SEO até o e-mail marketing, conteúdo relevante e de qualidade não só irá facilitar suas vendas online como também irá atrair e fidelizar publico em seu site.
Sendo assim uma das estratégias de marketing digital mais rentáveis do momento.

Se você quer saber mais sobre marketing de conteúdo, clique aqui.

About the Author:

Fundador da Xtrail Marketing digital, atua com projetos web desde 2008, sempre buscando inovações e otimizações para seu projetos com o que há de mais atual no mercado digital. Especialista em Inbound Marketing certificado pela hubspot.

2 Comments

  1. Maria 29 de setembro de 2016 at 10:56 - Reply

    Muito bom, vou procurar saber mais, pois preciso pro mmeu negócio. Fiquei um pouco confusa – sou leiga – quanto a classificações, ex: cliente, visitante, buyer personas ( pra minha leiguisse é a mistura de linguas do mesmo objeto), leads .Isso me fez perder o raciocinio.

    • vinicius 4 de outubro de 2016 at 18:35 - Reply

      Se estiver com duvidas, nos envie um e-mail.
      Será um prazer ajuda-la nessa etapa de seu negócio digital.
      Nossa equipe está a disposição!

Leave A Comment

Teste

Teste1

Teste 2

Teste 2