Estamos vivendo um momento em que a tecnologia está conectando as pessoas a tudo que elas desejam, sejam informações sobre um destino de viagem ou um tênis para corrida, as pessoas estão vivendo a internet e através dela estão trocando experiencias e conhecimento.
A velocidade com que as informações vem sendo compartilhadas é algo que toda a empresa deve ter em mente, pois este será o ponto que irá definir o sucesso ou o fracasso de sua marca. Porem o que as empresas devem fazer para evitar que sua imagem seja negativada perante seu publico e isso se espalhe como “case” negativo nas redes sociais.
Existem diversos pontos que devem ser analisados, desde o conteúdo que sua empresa está produzindo até mesmo a maneira como a sua publicidade está sendo entregue. Porem existe um fator que com certeza irá gerar diversos comentários positivos ou negativos sobre sua empresa, e ele é:
O Atendimento
Sim o Atendimento ao cliente de sua empresa será o responsável por ajudar o crescimento de marca ou a queda de sua empresa perante seus clientes.
O Atendimento é a linha de frente de sua empresa, o responsável pela comunicação, interação e coleta de opiniões de seus clientes, o que atualmente é um dos pontos mais importantes para que sua marca venha a obter sucesso e aumentar sua receita.
Pensando na qualidade do atendimento, nós da Xtrail Marketing Digital, desenvolvemos uma cultura focada na satisfação do cliente afim de que estes não sejam apenas números em nossos bancos de dados, queremos que nossos clientes sejam indivíduos que gostam de nossa marca e assim sejam promotores voluntários de nossos produtos e serviços .
Neste post iremos listar o método que utilizamos na própria Xtrail, para que você que possui uma empresa possa repassar este conhecimento aos seus colaboradores e assim obter clientes satisfeitos que irão sentir prazer em compartilhar a experiencia que tiveram com sua empresa. Então vamos aos pontos principais de um atendimento de qualidade.
1. Conheça seus clientes
Conhecer seus clientes é o primeiro passo para que seu atendimento alcance a qualidade desejada e assim possa gerar os resultados que sua empresa espera. Conheça o perfil de seus usuários, quais as redes sociais que eles utilizam, eles consomem informações através de portais e blogs ou através de videos?
Conheça seus clientes e entregue a eles o que eles desejam e da maneira que desejam. Este é o primeiro passo para que sua empresa comece a se aproximar de seus clientes e assim criar uma relação com eles.
2. Compartilhe as informações
Todos os seus colaboradores devem conhecer os perfis de seus clientes e todas as informações referentes a eles.
Todo o colaborar de sua empresa irá se deparar com um cliente em algum momento, e é importante que ele conheça os aspectos de sua empresa e de seu cliente. Lembre-se que todos os setores de uma empresa são atendimento ao cliente e se relacionam com os clientes em algum momento com determinada intensidade, sendo assim mantenha a informação sobre seus clientes circulando.
3. Não use scripts de Atendimento!
Cada um de seus clientes é um individuo único, que possui interesses e aspectos únicos, sendo assim ele deve ser tratado como tal. Cada um de seus usuários deseja um atendimento que resolva seus problemas, esclareça suas duvidas e atenda as suas solicitações. Já foi comprovado que a grande maioria dos usuários não gosta da maneira que são atendidos, e um dos motivos da insatisfação é o fato de que os atendentes realizam um atendimento totalmente frio e robótico. Lembre-se, pessoas gostam de pessoas, por este motivo faça com que seu atendimento trate seus usuários como indivíduos únicos e busque resolver não apenas o problema inicial de seu usuário, busque aprofundar o relacionamento com seus clientes através de seu atendimento.
4. Alimente seus dados
Se o seu atendimento se aproximar de seus clientes, ele irá obter mais informações sobre o que seus clientes desejam, o que eles gostam e o que eles não acham interessante, e dessa maneira você irá atualizar sua base de conhecimento sobre seus clientes.
Ao atualizar sua base de conhecimento sobre interesses, desejos, e rejeições de seus clientes, você estará pronto para desenvolver uma nova estratégia de marketing, melhorar seu atendimento e até mesmo desenvolver novos produtos e serviços que venham a atender uma demanda que seus usuários estão criando.
5. Aproveite Oportunidades!
A partir do momento em que seu atendimento cria um vinculo com seus clientes, as oportunidades começam a surgir, por isso é importante que todos em sua equipe estejam atentos a qualquer sinal de oportunidade que seus clientes possam criar para sua empresa. Por este motivo é importante que sua equipe entenda totalmente seus produtos e serviços assim como entende o perfil de seus clientes, para que quando esta oportunidade surgir, sua equipe consiga oferecer aquilo que o cliente deseja e dessa maneira ampliar a receita de sua empresa.
Em uma visão geral, podemos considerar o atendimento ao cliente como um dos mais importantes setores da empresa, principalmente no que diz respeito e satisfação do cliente e receita para empresa. Um bom atendimento unido a uma equipe competente, que se importa com seus clientes e boas estratégias, irá ajudar e muito sua empresa a crescer, em contra partida, um atendimento de baixa qualidade, irá prejudicar o trabalho das outras equipes, e consequentemente gerar insatisfação para seus clientes e isso vai prejudicar e muito a imagem e reputação de sua empresa.
Trabalhe o máximo possível a estrutura e a qualidade de seu atendimento ao cliente, realize treinamentos, mantenha sua equipe informada e com certeza você irá ter bons resultados em um período curto de tempo, pois como já dissemos, as pessoas gostam de compartilhar aquilo que as faz feliz, sendo assim, um bom atendimento ao cliente irá inserir sua empresa em uma network que você não tem acesso, a network pessoal de seu cliente.
Leave A Comment