Entender o comportamento de seus clientes é algo fundamental para qualquer segmento do mercado, e atualmente entender o comportamento do seu cliente no universo digital se tornou outro pilar para o sucesso de qualquer empresa.
O fator mobile já não é nenhuma novidade e se tornou fator determinante para o sucesso ou fracasso de qualquer campanha ou ação de marketing, porem a grande questão é de que forma sua empresa se posiciona para com os usuários e se a experiencia que você oferece esta de acordo com a expectativa deles.
Para facilitar o entendimento dessas questões, o Google gerou um relatório com diversos dados sobre o comportamento, experiencia e sucesso de seus usuários, e para te ajudar, nós vamos lista-los neste post.
- Os usuários estão realizando buscas para compras ou serviços em sua região.
Já faz alguns anos que os usuários procuram por serviços ou empresas próximas a sua localidade para realização de compras imediatas ou contratação de serviços que estejam próximos e atendam a sua localidade.
Porem nos últimos anos esse numero dobrou e a grande maioria dos usuários buscam soluções próximas com termos como “Aberto Agora” ou “Perto de mim”. - Informações claras e diretas
Foi constatado que ao realizar a busca, principalmente por produtos, 54% dos consumidores digitais esperam encontrar informações de pagamento e entrega claras e de forma automática. Vale dar uma olhada em sua página de checkout e caso ainda não possua um Checkout Transparente ou Informações sobre frete e entrega claros, agora é a hora de se atualizar para atender a essa demanda. - Ofertas e Promoções Direcionadas
O Consumidor digital já não deseja publicidade genérica, o que todos buscam é uma ação de acordo com seu perfil, campanhas relacionadas aos seus hábitos e histórico de compra, ações de marketing que realmente entendam seu perfil.
Para atender a esta demanda o ideal é que a sua empresa realize ações segmentadas de acordo com o grupo especifico do cliente, por exemplo:
Um cliente que já realizou a compra de Games e Artigos tecnológicos, deseja receber anúncios e promoções relacionadas ao seu interesse, seja em suas buscas ou em sua caixa de e-mail, por isso a segmentação é fundamental. - Buscam por recomendações
Uma das Tendências identificadas pelo Google, é um aumento expressivo em buscas do tipo:
“Melhor presente para: Mãe, Namorada, Homem, Crianças…”
“Melhor lugar para comprar: óculos, bermuda, ferramentas…”
“Produto ideal para: Cabelos cacheados, acne, crescimento de cabelo…”Essas buscas variam de acordo com a necessidade de cada usuário. Por este motivo é muito importante especificar em suas campanhas o publico alvo de determinado produto ou serviços e expor os benefícios oferecidos para estas pessoas. - Períodos de Compra
Da mesma forma como a maneira de buscar e comprar mudou, o consumidor digital também mudou suas datas de compra para que possa aproveitar ofertas e promoções sazonais.
De acordo com o estudo do Google, Em 2018 45% dos consumidores disseram ter realizado as compras de natal antes do dia 13 de novembro, ou seja, os clientes estão em busca de ofertas, lançamentos e benefícios que podem ser oferecidos antes do período tradicional de vendas de determinada data.
Um forte indicador para iniciar suas campanhas de Black Friday e Natal já em setembro e assim conseguir atrair, converter e conquistar clientes.
Agora que você já tem conhecimento de todos esses dados sobre o comportamento do consumidor digital, ficou muito mais fácil preparar suas ações para as campanhas de final de ano 2019.
E se precisar de ajuda para Criar e Gerenciar Campanhas, Otimizações de site e diversas soluções digitais, conte com a equipe da Xtrail Marketing Digital para alcançar seus objetivos.
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