Não basta ter uma página na internet, é preciso ter um público que se interesse por ela. Conquistar audiência é um desafio cada vez maior, especialmente na internet, em que as pessoas são bombardeadas por conteúdo o tempo todo e podem acessar praticamente qualquer coisa. Mas mesmo nesse contexto, é possível sim atrair o público sem ter que “comprá-lo”.
Marketing de conteúdo: tendência
Com um leque de opções cada vez mais vasto, é natural que as pessoas fiquem mais exigentes. Tentar atrai-las com uma simples propaganda do seu produto ou serviço é quase como ofender a inteligência. É por isso que o marketing de conteúdo é uma tendência atual: chame a atenção das pessoas com informações que sejam relevantes no cotidiano delas, e que estejam vinculadas com a sua marca. Pense sempre em acrescentar algo útil e não apenas aproveitar o seu espaço fazendo um mero anúncio.
Em seu site e perfis nas redes sociais, as atualizações sempre devem pensar nesse sentido. Mesmo se você tiver um e-commerce, vale à pena criar um setor do site para trazer informações, porque isso faz a diferença.
Mais atual do que o próprio marketing de conteúdo, mas similar a ele, é o inbound marketing, estratégia que tem como base a ideia de ganhar o interesse das pessoas para que elas venham até você. Ao invés de se limitar a postar o link de um produto, pense em que tipo de informação poderia interessar o público-alvo que irá consumi-la, por que comprar pode fazer a diferença na vida do indivíduo, trazendo sempre bons argumentos para basear aquilo que estiver sendo dito. Se fizer isso bem feito, a audiência será atraída de uma forma muito natural!
O outbound marketing abrange aquelas estratégias mais tradicionais de divulgação, caracterizadas pela interrupção. Por exemplo: a pessoa está assistindo a um programa de televisão e logo entram os comerciais com anúncios das empresas. Ou, está lendo um texto em um blog e há um banner sobre um produto ou serviço bem no meio dele. Nos dias de hoje, essas táticas já não são mais tão eficientes porque a seletividade do público está cada vez maior, assim como a rejeição ao marketing exageradamente invasivo, que tenta chamar a atenção de maneira forçada.
O marketing de conteúdo veio justamente para atender a essas novas expectativas por parte do público, que não quer mais ser “atacado” por anúncios com teor exclusivamente comercial, mas sim ser convencido de uma forma inteligente.
Existem diversas ferramentas de inbound marketing nas quais uma empresa pode apostar: textos postados em sites e blogs, e-books, divulgação de infográficos e pesquisas, promoção de fóruns online para incentivar a participação do público, postagem de vídeos online, podcasts e outros. O importante é que o conteúdo esteja sempre de alguma forma relacionado com a empresa e seja abordado de forma interessante e criativa. Ao mesmo tempo em que as pessoas querem informação, não têm tempo e nem disposição para a leitura de textos longos e maçantes. Objetividade é sempre muito bem-vinda!
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