planejamento
Quando vamos iniciar algum negocio, nós realizamos um estudo e planejamos nossas ações, afim de deixarmos claro nossos objetivos, pontos fortes, pontos fracos e fatores de risco.
Inicialmente podemos dizer que o objetivo de qualquer empresa, seja ela um E-Commerce ou uma loja física, é a venda de seus produtos e serviços. Porem para que este objetivo seja alcançado, primeiramente devemos estipular quem é nosso publico alvo e diversos outros pontos a serem abordados. Neste Post iremos abordar todos os tópicos que devem ser analisados antes de você iniciar as atividades de seu E-Commerce. Através deste conteúdo estaremos buscando eliminar qualquer duvida que venha a surgir para o iniciante no E-Commerce e para aqueles que já estão atuando e buscando aprimorar seu E-Commerce.


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1- Qual é o seu ramo de atividade ?

Antes de qualquer coisa é necessário que o empresario saiba exatamente qual é a categoria e nicho de seus produtos. É essencial que esteja claro quais serão os produtos que serão comercializados, pois somente desta maneira poderemos traçar o publico alvo para o E-Commerce e que ações serão realizadas. Uma das piores ideias que tenho visto, é a famosa “vou vender de tudo um pouco”, este tipo de comercio está em decadência, cada vez mais as pessoas buscam por lojas especializadas em determinado produto ou segmento, e alem deste fato existem os gigantes do
E-Commerce que comercializam os mais diversos produtos dos mais diversos segmentos.
Para quem está iniciando este cenário pode parecer desagradável, porem busque classificar e segmentar seus produtos, pois desta maneira você poderá ir ampliando seu mercado da maneira que desejar, fidelizando clientes e se tornando referencia em seu segmento.

publico_alvo

2- Quem é o seu Publico Alvo ?

Após decidir qual será o ramo de atuação e os produtos que serão vendidos, é o momento de identificar o publico que está buscando por seus produtos.
Para determinar o publico alvo de seus produtos ou serviços, basta você olhar para seus clientes e analisar as informações de cada um deles, e assim traçar perfis de compradores para seu E-Commerce:

  • Qual a faixa etária do seu publico?
  • Seus consumidores são homens, mulheres ou ambos os sexos?
  • Qual a linguagem que seu publico utiliza?
  • De que maneira este publico busca por seus produto ?
  • Onde esse publico realiza suas buscas ?
  • Qual a Classe econômica do seu publico alvo?
  • Quais Vantagens ou benefícios mais atraem este publico ?

Você pode analisar diversos outros fatores que se mostrarem importantes para seu ramo de atividade.
Conhecendo seu publico alvo, você saberá onde encontra-lo, como divulgar seus produtos e como gerar anúncios e promoções atrativos para eles. Alem deste fato, este estudo inicial é extremamente importante, pois através dele você poderá gerar Leads qualificados para sua base, nutri-los e criar suas Buyer Personas que iremos ver em funcionamento mais ao final deste Post, e mais detalhadamente na postagem sobre Buyer Personas.

plataformas

3- Que Plataforma devo Utilizar ?

Esta é uma duvida que assombra quem está começando um E-Commerce, a escolha da plataforma de sua loja virtual é algo fundamental para o andamento e crescimento de seu projeto. Muitas pessoas cometem erros nesta etapa, e geralmente o erro está no fato investimento, como podemos ver na situação abaixo:

“Vou utilizar uma Plataforma mais barata, e utilizar minha verba para compra de produtos e pagamento de despesas.”

Esse erro irá gerar diversos problemas para o seu E-Commerce, desde simples questões de design até mesmo despedas inesperadas como limite de pageviews e limite de produtos por pacote.
Por este motivo é importantíssimo que antes de contratar sua plataforma, você verifique todos os serviços que ela oferece, os pacotes disponíveis, e se eles estão dentro do que você deseja, após iniciar com uma plataforma, para que você faça a mudança dela, será uma grande dor de cabeça e um gasto a mais para seu E-Commerce, pois consequentemente você terá de realizar a migração e troca de serviço.

 

produtos

4- Os Produtos

Após você escolher a plataforma de seu E-Commerce,  o Design que irá utilizar, chegou o momento de cadastrar seus produtos!
Esta pode parecer uma etapa muito simples, porem ela pode vir a gerar diversos problemas para você se for feita de maneira incorreta ou se faltarem detalhes em seus produtos.
Antes de começar a cadastrar seus produtos, leve em consideração fatores como o código do produto ( SKU ), o calculo de cubagem, este em especial poderá gerar prejuízos para seu E-Commerce caso seja feito de maneira errada, e por fim verifique a descrição do produto. Os detalhes dos produtos e a maneira como você irá colocar estes dados para o Usuário são peças fundamentais para o sucesso de seu E-Commerce.
Lembre-se de simplificar suas paginas trabalhe a UX ( User Experience) afim de que o usuário encontre as informações que deseja com facilidade, capriche na descrição, utilize o marketing de conteúdo, crie reviews e analises sobre seus produtos, isso com certeza irá atrair seu publico alvo.

 

E-Commerce

5- Otimizações

Seu E-Commerce já esta no ar, porem o volume de usuários está abaixo do esperado e você está buscando uma solução para resolver este problema, e as otimizações podem ser uma das alternativas para aumentar seu trafego.

A minha primeira dica seria verificar o SEO (Search Engine Optimization) de sua Loja virtual. O SEO nada mais é do que uma série de otimizações realizadas no site, afim de que o mecanismo de busca posicione melhor seu site na busca Orgânica, porem fique atento, SEO não se trata apenas de otimizar o site para o mecanismo de busca, seu site também deve ser otimizado para seus usuários.
Um site que consegue realizar um SEO tanto para o mecanismo de busca quanto para seus usuários consegue um melhor posicionamento na busca orgânica alem de reduzir a taxa de rejeição e aumentar o engajamento de seus usuários.

Outra modalidade para aumentar o trafego de seu site e até mesmo as vendas, é o SEM ( Search Engine Marketing), também conhecido como Links patrocinados, anúncios do Google e diversos outros nomes.
Esta modalidade de Publicidade, Diferente do SEO, é feita com base em Anúncios pagos, palavras chave, segmentação e otimização de campanhas. O Search engine marketing costuma exibir resultados mais rapidamente enquanto o SEO apresenta resultados em um prazo um pouco maior pois requer um monitoramento mais detalhado e acompanhamento constante.

Gostaríamos de reforçar a ideia de que “SEO não anula a importância de SEM e SEM não anula a Importância de SEO”, param muitas pessoas pode transparecer a imagem de que o SEO é a melhor opção e que SEM seria apenas para empresas que já possuem um grande valor disponível para investimento, mas este não é o caso. Dependendo de seu segmento, de suas ações e conhecimentos das ferramentas o SEM pode gerar excelentes resultados a um baixo custo, assim como o SEO pode gerar ótimos resultados se for executado de maneira correta. Se puder trabalhar com ambos os serviços, será muito melhor para seu E-Commerce, pois alem de aparecer na “busca paga”, também irá constar nas primeiras posições da busca orgânica.

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6- Comunicação

A Comunicação com seus clientes e usuários é extremamente importante para o sucesso de seu E-Commerce. Através desta comunicação, você irá nutrir seus usuários com noticias, informações, promoções e diversos assuntos relacionados ao seu negócio. Porem uma dica fundamental é trabalhar muito bem o E-mail Marketing, pois este será um dos principais aliados de seu E-Commerce.

Não utilize imagens gigantes que levam para a pagina inicial de seu site, não existe nada mais frustante do que você clicar em um produto, cair na Home e ter que efetuar uma nova busca para encontrar o que você deseja. Outra dica é que realize a segmentação de seus usuários e assim enviar para eles apenas conteúdo e ofertas que lhes chamam a atenção para que assim consiga aumentar a permanência deles em seu site e até mesmo aumentar suas vendas.
Fora a questão do e-mail marketing, existem diversos canais que podem ser utilizados para comunicação com seus clientes. Você pode ter uma Fan Page no Facebook, um perfil no twitter e utilizar estas mídias como canal de comunicação com seus clientes. Lembre-se que grandes marcas como Ponto Frio e Netflix utilizam estas mídias para comunicação com seus clientes e são Cases de Sucesso em atendimento ao Cliente !

 

7- O Pós Venda

Esta é uma questão fundamental nos dias de Hoje. As empresas não querem clientes que compram apenas uma vez, elas esperam que o cliente se sinta satisfeito com sua compra e volte a realizar compras em sua loja. Para que isto venha ocorrer é importantíssimo que exista o serviço de Pós venda, algo que deve ser mais como uma divisão de relacionamento com o cliente e você pode realizar este serviço de diversas maneiras.
Você pode fazer isso através de disparos de E-mail, após o cliente concluir sua compra, envie um material para o cliente aproveitar melhor seu produto, algo como:

7 dicas para aproveitar 100% de seu produto.

Seja criativo e crie esse vinculo com seu cliente, em pouco tempo você irá perceber que a recorrência de seu E-Commerce irá aumentar.

Estas informações, podem parecer um tanto quanto básicas, porem são fundamentais para que seu E-Commerce venha a atingir os objetivos que estipulou para o seu projeto.

Caso tenham alguma duvida em relação ao Planejamento para E-Commerce, façam suas perguntas em nossos comentários que iremos responder o quanto antes!