experiencia-do-usuario

Nós sabemos que o mercado de aplicativos móveis não para de crescer. Ao todo ele movimenta mais de 25 bilhões de dólares todos os anos a e expectativa é que esse valor triplique em apenas dois anos.

Por esse motivo, centenas de pessoas vem nessa fatia de mercado a possibilidade de obterem sucesso e lucros, criando assim os mais diferentes tipos de aplicativos. Mas se existe uma coisa que os aplicativos ensinaram ao mercado físico é a experiência do usuário. Fato que foi apenas visto de perto por uma gigante da tecnologia, a Apple, que mostrou no design e navegação de seus usuários a importância dessa experiência para a marca.
Além disso, a Oracle mostrou uma pesquisa que mostrava que mais de 40% das pessoas gastariam bem mais com uma empresa ou marca se percebessem que houve uma melhoria em sua experiência.
Alguns aspectos são importantes na hora de dar a verdadeira importância para a experiência do usuário, entre eles está: o tamanho da tela, a fonte, o layout, o navegador e o sistema operacional.

Projete seu aplicativo ou site de forma humanizada

Pode até parecer besteira, mas a maioria dos sites e aplicativos de sucesso tem algo em comum. Eles usam o que chamamos de design humanizado, uma área que se preocupa com quem vai navegar pelo produto, seja ele um site ou um aplicativo.

Por exemplo, Steve Jobs exigiu que todos os produtos da Apple tivessem uma característica: que fosse possível que o usuário encontrasse tudo o que precisava com um número limitado de ações. Dessa maneira o produto se tornava intuitivo e a pessoa não perdia tempo e paciência tentando encontrar algo em seu aparelho.

Leitura e ótima navegação

Se existe outro aspecto capaz de melhorar a experiência do usuário é a leitura de seu site ou aplicativo. Páginas com fundo escuro e letras claras cansam mais as vistas e fazem com que as pessoas permaneçam menos tempo navegando.

Além disso, a fonte é também muito importante nesse aspecto. Ninguém consegue permanecer por um bom tempo e efetuar uma compra se não entende o que está escrito na tela. Por isso é preciso ficara tento a fonte escolhida, ao tamanho da letra e ao espaçamento que irá existir. O importante é que você pense no seu público e não apenas na estética de sua página.

Use o Design a seu favor

Se existe algo capaz de encantar qualquer pessoa essa área é a de design. Ele é capaz de transmitir ideias, emoções e até mesmo credibilidade com as cores e as fontes corretas.

Por isso, o modo como você cria um botão, a cor que escolhe para a navegação de uma aba e até mesmo os ícones e fotos são capazes de afetar de forma direta o modo como o seu usuário enxerga o seu produto e a sua marca.

É também o design que dá alma a sua marca e mostra para o usuário que ele é mais importante para você do que o lucro. E um usuário satisfeito é um cliente a mais e uma boa forma de ampliar o seu negócio, já que as chances dele indicar seu site ou aplicativo crescem.