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Antes de explicar a função das Buyer Personas e a sua importância para o aumento de conversões é preciso estabelecer uma definição para essa técnica. Portanto, entende-se que buyer personas como sendo perfis semi-ficcionais que representam o consumidor ideal de uma empresa. Sendo assim, tal conceito é uma espécie de extensão da ideia de público-alvo traçado pela companhia. Ainda que um negócio possa ter mais de uma buyer persona, o foco deve ser o cliente perfeito, aquele que o dono pretende fidelizar.

No cenário econômico atual, cada vez mais competitivo e segmentado, as buyers personas têm sido um grande diferencial para o planejamento de marketing das organizações. Isto ocorre porque nenhuma estratégia de divulgação é eficaz se não houver uma ampla compreensão das necessidades e desejos dos clientes. Com essas informações é possível criar e implementar as ações que irão corresponder às demandas do público de maneira adequada. Para ser bem sucedida, uma estratégia digital deve considerar as características dos indivíduos mais predispostos a se interessarem pelo produto ou serviço oferecido. As buyer personas auxiliam justamente nesse processo que permitem que as iniciativas de marketing sejam adequadas ao público-alvo da marca. Evita-se assim o investimento em conteúdos e plataformas que não despertem o interesse do grupo certo. Tendo em vista que tempo e dinheiro são recursos essenciais para todo o negócio que visa se desenvolver, fica claro o quão fundamental as buyer personas são para o inbound marketing.

Em que aspectos as buyer personas influenciam nas estratégias de marketing?

Entender os hábitos e gostos do público-alvo detalhadamente permite criar anúncios que chamem mais atenção daquele grupo específico. Ou seja, as chances de que as táticas de divulgação transformem-se em vendas aumentam muito. Afinal, a comunicação será estabelecida com as pessoas que terão maior tendência a desejar o artigo ofertado. Entre os pontos do inbound marketing que são influenciados pelas buyer personas estão:

– a linguagem usada nas publicações;
– as redes sociais mais eficazes para o seu empreendimento;
– o formato e a extensão do conteúdo produzido;
– as palavras-chaves escolhidas;
– o tipo de link patrocinado;
– Facebook ads,
– frequência e estilo do e-mail marketing.

Cabe destacar que esses são só alguns exemplos.

Como se definem as buyer personas?

As buyer personas se diferem da noção de público-alvo pela riqueza das descrições. As particularidades dessas personagens assemelham-se às características de pessoas reais, dando uma visão bastante completa dos consumidores da companhia. Para se obter as minúcias do perfil, os empreendedores precisam usar as ferramentas e dados que estiverem à sua disposição. Essas especificidades dos clientes em potencial são conseguidas por meio de pesquisas e entrevistas. As coletas de dados sistematizados, tanto de consumidores quanto de prospects costumam trazer resultados excelentes para a criação das buyer personas. São muitas as questões que podem ser feitas e elas costumam variar de acordo com o segmento da firma. No entanto, recomenda-se que sejam realizadas perguntas pessoais, profissionais e que abordem hábitos de compras. Outro aspecto vital é entender como o seu público consome informações pela internet, já que isso afetará diretamente o planejamento de marketing.