Qualquer empresa, de qualquer porte ou segmento realiza estudos antes de iniciar determinada ação ou antes do lançamento de algum produto. Por diversas vezes são realizados estudos, sobre impacto, aceitação, ambiente e diversas outras analises que para pequenas e médias empresas podem parecer desnecessárias ou com custo elevado.

Porem existe um modelo que verifica e expõe para a empresa os principais de seu projeto, e este não requer custo algum, ou muito menos grande conhecimento empresarial. Esse modelo de analise é chamado de SWOT ou FOFA.

A Analise SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta utilizada em analise de cenário e os dados obtidos por esta analise são usados para o planejamento ou gestão de empresas ou projetos. Devido ao seu nível de simplicidade, a Analise FOFA pode ser usada para qualquer tipo de cenário, seja a criação de um site ou a abertura de uma nova filial de uma empresa multinacional.

Os Objetivos da Análise SWOT ou FOFA são:

  1. Resumir analises internas e externas pertinentes ao produto ou projeto.
  2. Destacar os principais elementos e criar uma lista de prioridades de execução.
  3. Identificar Ameças ou riscos aos projetos e assim elaborar estratégias para soluciona-los.
  4. Fortalecer os pontos positivos do produto ou projeto e Corrigir pontos Fracos ou Erros destes.

Ao realizar a analise SWOT você poderá elaborar projeções de vendas ou aceitação de seu produto ou serviço no mercado e assim se preparar e agir de maneira mais efetiva com as situações que irá enfrentar.

Aplicando a Analise SWOT a sua Empresa ou Projeto

Para que a Analise SWOT venha a obter resultados é importante que você conheça todos os fatores relacionados ao seu produto tanto Fatores Internos e Externos:

Fatores Internos (Forças e Fraquezas): Processos, padronização, Eliminação de redundância, Metas e objetivos como foco principal.

Fatores Externos (Oportunidades e Ameaças): Confiança na marca, distribuição de informação, analise de erros e planos de contenção.

As forças e fraquezas serão determinadas pela posicionamento atual de sua empresa e quase sempre, estarão relacionadas a fatores internos. Estes itens são importantes para que a empresa possa contabilizar pontos positivos e negativos, e assim através de um plano de ação venha a corrigir os pontos negativos e assim evitar que estes pontos fiquem expostos.

Oportunidades e Ameaças são previsões para o futuro e estão ligadas aos fatores externos, que irão permitir a empresa identificar aspectos que servir como ponto de apoio (oportunidades) e pontos que podem gerar repercussão negativa ou constrangimento para a empresa (ameças).

Sendo assim dividimos os pontos da seguinte maneira:

Ambiente Interno

Forças: Deve conter todas as vantagens que a empresa possui internamente em relação as concorrentes.

Fraquezas: Deve conter todas as desvantagens internas que a empresa possui internamente em relação as concorrentes.

Ambiente Externo

Oportunidades: Deve conter todos os pontos que possuem potencial de aumentar a vantagem competitiva da empresa em relação as concorrentes.

Ameças: Deve conter todos os pontos que possuem potencial de reduzir ou comprometer a vantagem competitiva da empresa em relação as concorrentes.

Exibição da Analise SWOT

Afim de que toda a equipe envolvida em um determinado projeto tenha conhecimento e participe ativamente da analise e elaboração da analise SWOT, utilizamos o seguinte modelo:

analise_swot

Dentro deste quadro devem ser inseridos todos os pontos que foram levantados durante as analises de cenário, e todos da equipe devem ter conhecimento e estar de acordo com a inserção destes pontos, sejam eles forças, fraquezas, oportunidades ou ameaças. Sua equipe deve conhece-los para juntos possam elaborar estratégias para evolução e crescimento ou até mesmo planos de correção e contenção de erros.

Após a inserção dos dados, as seguintes questões devem ser iniciadas:

Forças e Oportunidades –  Como aproveitar ao máximo os pontos fortes e assim tirar maior obter melhores resultados nas oportunidades detectadas?

Forças e Ameaças – Como utilizar os pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas?

Fraquezas e Oportunidades – Quais estratégias podem minimizar os efeitos negativos dos pontos fracos e que também irão aproveitar as oportunidades detectadas?

Fraquezas e Ameaças – De que maneira as estratégias adotadas devem reduzir os pontos fracos e o quanto elas serão efetivas frente as ameaças.

Uma Analise SWOT bem executada irá auxiliar sua empresa na tomada de decisões e estratégias para novos projetos, porem atualizações devem ser constantes, pois somente desta maneira você e sua equipe poderão identificar novas oportunidades ou até mesmo notar um padrão de mudança na cultura de sua empresa.